domingo, 15 de junho de 2008

Poluição visual


A poluição visual não se encontra somente nas cidades, mas em alguns painéis de estrada que chega a ser perigosos,pois podem distrair os motoristas menos atento. A pintura dos prédios também possui seu peso na poluição visual.Não é difícil encontrarmos cores berrantes e péssimas combinações, que criam um ambiente irritante.Por outro lado, o cinza do cimento armando, sem contrastes, é deprimente.


A cidade ideal teria seus prédios pintados de tons pastel.Nada de cartazes e anúncios luminosos.As casas comerciais ostentariam discretos letreiros, que cumpririam devidamente sua finalidade de informar.


Nada mais repousante e ao mesmo tempo alegre do que o verde dos vegetais e o canto dos pássaros.Apenas dois factores básicos seriam necessários para esse milagre urbano:bom senso e bom gosto.

domingo, 8 de junho de 2008

Barulho que incomoda



A industrialização criou toda uma série de ruídos e sons para resistir aos quais nossos ouvidos não foram constituídos.A audição tem um papel importante em nosso equilíbrio nervoso.



Os ruídos do escapamento de veículos, automóveis e motocicletas principalmente, constituem uma das grandes formas de poluição sonora.Os ruídos industriais e os alto-falantes contribuem para prejudicar a saúde das pessoas.Grande parte dos ruídos é causada por falta de educação social.



Quem causa ruídos, de uma forma ou de outra, além de prejudicar a si próprio,prejudica também os outros.



A vida em comunidade impõe certos deveres aos cidadãos, e um desses é o de evitar a poluição sonora.



O decibel é a medida que se emprega para medir a intensidade do som.O ouvido humano pode suportar sem transtorno intensidades sonoras de até sessenta decibéis.O escapamento de certos veículos atinge noventa decibéis.Há, porém, outros de maior intensidade.As pessoas que vivem em ambientes ruidosos, sentem-se inseguras e têm dificuldades em raciocinar.Como nos habituamos pouco a pouco com os ruídos excessivos, não temos consciência dos distúrbios que nos estão sendo causados , pois a mente não se adapta aos ruídos excessivos, e, por consequência, todo o organismo é atingido.Em casos mais graves, o tímpano pode romper-se, causando a surdez.






segunda-feira, 2 de junho de 2008

O fim da Terra


Um fenómeno mais frequente nas grandes cidades, por causa do elevado número de veículos com motores a explosão e as indústrias que expelem gases e fumaça.Porém, muitas localidades do interior, e em número cada vez maior, já estão enfrentando o problema, pois além da popularização do uso do automóvel,há tendência de as indútrias procurarem localidades remotas.


É a mais grave forma de poluição, pois numa fase aguda, como na inversão térmica, em que os poluentes ficam retidos junto com o ar, a morte pode ocorrer em minutos.Fora isso, aumenta o número de doenças nas localidades de ar poluído,principalmente as doenças respiratórias.


A solução somente será encontrada quando veículos forem movidos por meios não poluentes e as indústrias utilizarem filtros que realmente impeçam a contaminação do ar.